terça-feira, abril 5

Até Morrer, Benfica até Morrer...

É nestes dias, é nestes momentos que devemos reflectir de forma calma e objectiva onde nos enquadramos no clube que vivemos. Eu nunca vacilei, nem mesmo hoje, depois de ver e rever momentos de alguma frustração. Não pelo porto ter sido campeão, e nem mesmo por ter sido na Luz. Os motivos foram outros;

1- Clima de repressão policial próprio de países do 3º Mundo - Na cerca de hora e meia que estive nas imediações do estádio propriamente dito, assisti a um conjunto de situações verdadeiramente vergonhosas, uma sede de violência desproporcional, policias do CI totalmente descontrolados (pelo menos 3 foram retirados por colegas), cargas sobre pessoas deficientes, mulheres, crianças e vi pior, vi policias a fugir de cargas e tiros de colegas do CI. Conclusão? Acredito que em breve o estado social vai acabar muito mal.

Uma nota relevante; condeno algumas atitudes de adeptos Benfiquistas que estiveram na origem dos momentos de tensão que mereceram destaque da comunicação social.

2- O jogo dentro do campo - Um Benfica com poucos jogadores a compreender e a respeitar a carga emocional que este jogo tinha para nós Benfiquistas. Um péssimo jogo, uma péssima atitude, num jogo dominado pelo porto.

3- O apoio nas bancadas - Fiquei envergonhado, tudo a sair antes 10 minutos do apito final, tudo resignado... nos topos muito pouco adepto com vontade de apoiar...de cantar, de mostrar a nossa força mesmo na hora da derrota. Foi muito mau...

Por fim, e sendo eu apenas e simplesmente um benfiquistas que sente o Benfica de uma maneira especial, não posso deixar de pedir e de certa forma criticar o seguinte; já era tempo de algumas centenas de jovens (principalmente jovens) compreenderem que ter um cachecol da moda, cara de mau e passar o jogo na conversa (entre outras coisas) não me parece de facto uma postura de apoio condizente com o clube que representam (ou não) e com o grupo de apoio que dizem fazer parte (pelos inúmeros símbolos que ostentam). É tempo de quem de direito proteger a união e a força que temos...e educar de forma pedagógica quem precisa. Um grande abraço aos poucos que no domingo fizeram da voz a sua arma (poder).

Não tive vontade em sequer tempo para pensar em filmar muita coisa por isso deixo apenas uns pequenos momentos com algumas legendas;

O Hino é para ser sentido, respeitado e acima de tudo um espelho do que somos...e no domingo não o fomos.



Um dos poucos momentos onde o apoio esteve presente de forma efectiva



Os Benfiquistas nunca podem deixar de estar de pé e acima de tudo de cabeça levantada, seja onde for e como for, seja na vitoria ou na derrota. Só é humilhado quem assim o permite.



Que já na quinta venha com outra disposição e espírito para criar o tópico do jogo da liga europa. Porque eu QUERO DUBLIN.

1 opiniões:

Gonçalo D. S. disse...

Boas Red!

Gostei muito do post. Deixo aqui o meu blog para o visitares se quiseres.

http://escoltavermelha.blogspot.com

SB!